O casal deve conversar muito e estar muito alinhado com pensamento da chegada de um bebê, tentativas frustradas até chegar ao esperado resultado positivo podem desgastar a relação se uma das partes não está segura sobre o processo de uma filho no mundo entre duas pessoas.
A ideia é encomendar um bebê ano que vem? Reúno aqui dicas tanto de estilo de vida, quanto de alimentação, comportamento essenciais para quem quer engravidar. Levando-se em conta que aproximadamente 15% a 20% dos casais apresentam problemas de fertilidade, é adequado tomar algumas medidas que possam ajudar no aumento ou preservação das suas chances.
1- Antes de mais nada, procurar um ginecologista para realizar os exames básicos de saúde e verificar se não há nenhuma contra-indicação a gestação no momento ou se é necessário realizar alguns exames específicos antes. O ginecologista também irá orientar o uso de vitaminas na ajuda da pré-concepcionais.
2- Tentar conhecer o corpo e o período fértil O ideal é ter relação no período fértil, que geralmente ocorre em média do décimo ao décimo oitavo dia do ciclo da mulher. É mais fácil reconhecer esse período nas mulheres que apresentam ciclos regulares – e então ter relação em dias alternados nesse período. Se tiver dúvidas, é interessante procurar um ginecologista para fazer exames e auxiliar a reconhecer esse período. Um sinal muito comum do início desse período é a presença do muco (que se parece com uma clara de ovo) que aparece quando se está iniciando esse período. Oriento também a ficar deitada uns 20-30 minutos após a relação sexual com seu parceiro,o clima harmônico também ajuda muito.
3- Conversar com o parceiro Sobre a decisão de engravidar. O casal deve conversar muito e estar muito alinhado porque tentativas frustradas podem desgastar a relação se uma das partes não está segura sobre o processo.
4- Importante saber das chances de engravidar por mês Elas são, em média, de 10-15% nas mulheres abaixo de 35 anos. Então tem que ter paciência. O auge da fertilidade é entre 18-20 anos. Já aos 40 anos, a chance de engravidar ao mês é de 10-3%.
5- Ter um estilo de vida saudável Tanto para engravidar quanto para preservar a fertilidade! Álcool, cafeína, cigarro e drogas interferem na fertilidade do casal. Esses vícios podem levar a pequenas alterações no desenvolvimento do embrião, e consequentemente a abortos indesejados. Além disso, é adequado ter uma vida sexual saudável, se protegendo e mantendo as visitas ao ginecologista regularmente. Com isso, evita-se doenças sexualmente transmissíveis e doenças infecciosas que possam causar infertilidade.
6- Praticar atividades físicas Elas favorecem a ovulação e a qualidade do sêmen. Além disso, diminui o stress.
7- Evitar stress Pois ele pode diminuir tanto a libido feminina quanto a masculina, diminuindo as chances de engravidar.
8- Ter cuidado com alimentação e uso de medicamentos Evitar o consumo excessivo de carboidratos, favorecer alimentação variada e cheia de nutrientes melhora o funcionamento de todo o corpo. Colocar no prato alimentos ricos em vitamina E, zinco, ácido fólico, omega 3 e em vitaminas do complexo B, que favorecem a concepção por atuar no sistema hormonal. São eles: gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol e o grão-de-bico, nozes, castanhas, etc. Alguns medicamentos podem causar malformação fetal. Então, é necessário conversar com o médico sobre eles.
9- Pensar em congelar óvulos Dica válida se ainda não tem um parceiro. O congelamento de óvulos é um recurso da reprodução assistida que oferece uma chance de engravidar posteriormente.
10- Procurar um especialista Se após 1 ano não conseguir engravidar. Para as mulheres acima de 35 anos, recomendo que aguarde apenas 6 meses para iniciar a investigação.
colaboração:
Fernanda Coimbra Miysato Ginecologista, especialista em fertilidade na clínica Fertilizavitta, em São Paulo.
até mais
Comments